Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Alunos da rede estadual voltam às aulas com atividades culturais na BA

Desenhista George Pereira
                                           (Foto: Lílian Marques / G1)
Depois da reposição das aulas perdidas em 2012, por conta dos mais de cem dias de greve e um pequeno recesso, estudantes da rede estadual de ensino da Bahia começaram o ano letivo 2013 nesta quarta-feira (3).

Uma aula inaugural, com atividades culturais e apresentação do ator e humorista Zéu Brito, foi o pontapé inicial para alunos e professores. O evento foi realizado na manhã desta quarta no auditório da Escola Parque, no bairro da Caixa D'água, em Salvador.  Desenhista George Pereira
  
O desenhista George Pereira, 27 anos, e ex-aluno da Escola Parque, foi um dos convidados a expor seus trabalhos no local. O desenho de Anísio Teixeira, idealizador do modelo educacional implantado na unidade, roubou a atenção de quem passava pela entrada do auditório.

“Esse quadro é uma obra bem importante porque foi pedido pelo responsável pelo IAT [Instituto Anísio Teixeira]. É bastante gratificante porque se torna não só uma obra, mas também uma peça importante, que será exposta em um lugar importante. Eu vou lá entregar [no IAT]. Ela vai ficar no memorial de lá”, relatou o artista.

De acordo com a Secretaria da Educação do Estado (Sec), 1.385 unidades de ensino espalhadas na capital e no interior retomaram as atividades. A matrícula, que ainda pode ser feita em algumas escolas, somou 1.008.093 alunos. Para o secretário da Educação do estado, Osvaldo Barreto, o número está dentro do esperado. “Esse número ainda pode ser ampliando porque há uma tradição de alunos do turno da noite de se matricularem após o início do ano letivo. Houve uma ampliação [ no ensino médio em 14 mil vagas a mais do que no ano passado]”, disse.

Sobre uma possível greve e também em relação à paralisação feita pelos professores em 2012, o secretário falou que “ninguém está preparado para um greve e que, portanto, a Secretaria foi pega de surpresa no ano passado”. Barreto acredita que a situação dos professores em relação às reivindicações de 2012 está resolvida. “Para nós, a situação dos professores está pacificada, o clima está tranquilo. Preparamos para eles [professores e alunos] um ano pleno, sem problemas”, afirmou.

Cronograma
A rede pública de ensino da Bahiax terá o cronograma do ano letivo alterado pela segunda vez consecutiva, ainda por conta dos reflexos da greve de mais de dias em 2012. As atividades se estenderão até o dia 21 de janeiro de 2014 e invadem o verão, portanto, as férias dos estudantes, além de tomar 12 sábados do ano para cumprir os 200 dias de aulas exigidos pelo Ministério da Educação. Segundo o secretário Osvaldo Barreto, os alunos terão garantidos os recessos junino, que vai de 22 de junho a 2 de julho, e o de natal. A SEC ressaltou ainda que não estão previstas alterações escolares por causa da Copa das Confederações.
A expectativa, afirmou Barreto, é que o cronograma escolar da rede pública de ensino da Bahia seja regularizado em 2014.

Para alunos e professores, o desafio agora é recuperar a sensação de tempo perdido, mesmo após a reposição de atividades no pós greve. Alguns estudantes relatam que sentiram dificuldades durante a retomada das aulas no ano passado e esperam se readaptar à rotina escolar em 2013. Para Roberta de Souza, 15 anos, estudante da 7ª da Escola Parque, o período de greve “foi muito ruim, atrapalhou os rendimentos escolares em todos os sentidos, mas a expectativa agora é de recuperar o tempo perdido e aprender mais do que em 2012”. Ela conta que aproveitou o tempo em que ficou sem aulas para cuidar de uma criança no bairro de Pero Vaz, onde mora. “Ganhava R$ 100, comprei o meu material da escola do jeito que eu queria”, disse.
Roberta também não gostou muito da ideia de ter aulas aos sábados e durante parte das férias. “Não achei muito. No lugar de a gente estar se divertindo, a gente vai estar na sala de aula”, opinou.

A professora de Língua Portuguesa Maria Clara Mendes, que há mais de 22 anos leciona, disse que sente que os alunos, desde a volta da greve, estão engajados e já começam o ano letivo 2013 habituados. “Na verdade, as escolas não chegaram a parar no recesso. Houve recuperação e, em seguida, o projeto Viver Escola, que terminou no dia 30 de março. O novo cronograma  não deixa de alterar a nossa rotina, mas a gente leva tranquilo”, afirmou.

Para Maria Clara, as expectativas são muito grandes para que os alunos se adaptem rapidamente à rotina esse ano. “A gente já pode acreditar que a educação, aos poucos, vem tomando um novo aparato. Isso é bom, porque tudo se demanda, se constrói a partir da educação”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário