Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Após 100 dias, veja como andam as propostas do prefeito de Salvador

Durante as eleições de 2012, o G1 pediu para que todos os candidatos à Prefeitura de Salvador enviassem, para publicação, seus planos de governo (veja aqui). Além disso, foi pedido que listassem, em 140 caracteres, as principais propostas em 10 temas: assistência social, educação, iluminação, lixo, orçamento, plano diretor, saneamento, saúde, segurança e transporte.
Eleito em outubro, em 2º turno, ACM Neto (DEM) assumiu a gestão da cidade no dia 1º de janeiro. Após 100 dias do início do mandato, como andam as propostas da campanha? Confira abaixo:
Proposta de Assistência Social do Prefeito ACM Neto, Bahia (Foto: G1)
COMO ANDA:  Nos primeiros 100 dias do novo governo, segundo a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), as principais ações foram voltadas para a população que tem direito a benefícios sociais oferecidos pelo governo, como o Bolsa Família, do Governo Federal. A SEMPS informou que o atendimento nos postos de cadastro foi reforçado e que também foi criado o Bolsa Família Móvel, programa que leva profissionais da secretaria aos bairros da cidade, além do videomonitoramento social das pessoas em situação de rua e reformas no prédio onde fica o abrigo para idosos, D. Pedro II, além da contratação de profissionais para a instituição.
Propostas de ACM para educação, Bahia
COMO ANDA: A Prefeitura lançou o projeto "Aluno em Tempo Integral", com o objetivo de ampliar o tempo de permanência do estudante na escola. ACM Neto assinou decreto que institui a "Operação Salvador Alfabetiza" com objetivo estruturar o sistema da rede municipal de ensino. No entanto, um dos programas que integra a operação, o "Alfa e Beto", é alvo de diversos protestos feitos pelos professores municipais, que considera a proposta racista, sexista e acrítica para uma educação moderna. A jornada de aulas também foi ampliada no início do ano letivo de 2013. Os estudantes vão ter 30 minutos a mais de aulas, além do tempo normal.
Propostas de iluminação feitas por ACM Neto, Bahia
COMO ANDA: Nesses 100 dias, a Secretaria de Ordem Pública contabiliza a troca de aproximadamente seis mil lâmpadas na cidade. Entre as ações apontadas pelo órgão municipal, estão a inauguração da 2ª etapa da iluminação da Avenida Vasco da Gama, a iluminação nos bairros de Nova Esperança, Tubarão, Quilombo e Nova Canaã.
Propostas ACM Neto Lixo
COMO ANDA: A Limpurb, responsável pela coleta de lixo na cidade, registrou 54 autos de infração com descarte irregular de entulho na capital baiana. O órgão informa que instalou 703 papeleiras e 76 sanitários químicos em diversos pontos da cidade. A regularização no serviço, segundo o órgão, resultou em mais de 216 mil toneladas de resíduos domiciliares coletados, além de quase 210 mil toneladas de resíduos provenientes da construção civil.
Propostas de orçamento ACM Neto
COMO ANDA: No dia de 2 janeiro, o prefeito ACM Neto publicou 39 decretos que envolvem, dentre outros temas, o orçamento de Salvador.  Ele lançou proposta de reforma tributária, que tem dois projetos sobre o assunto tramitando na Câmara de Vereadores. Neto determinou a redução de gastos com cargos, a suspensão temporária de pagamentos de despesas anteriores, o levantamento da dívida da prefeitura, a criação de caixa único e de um Conselho de Controle das Empresas Municipais, além da reavaliação das licitações. A proposta de reforma tributária, segundo a prefeitura, não eleva impostos. O objetivo da prefeitura, conforme informa, é tornar Salvador autossuficiente do ponto de vista econômico e financeiro até 2016.
Propostas ACM neto, Plano Diretor
COMO ANDA: Entre os 39 decretos assinados pelo prefeito, está a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e da Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (Louos).
O decreto afirma que cabe à Secretaria de Urbanismo e Transporte a realização de estudos para a revisão do PDDU e da Lous. A secretaria ficou autorizada a constituir comissões temáticas, inclusive com a participação de representantes de associações, profissionais e da sociedade civil, além de promover audiências públicas.
Sobre a requalificação da orla, a prefeitura realizou reunião com a Justiça Federal e obras devem ser feitas em seis trechos: São Thomé de Paripe a Tubarão (Subúrbio), Ribeira, Barra, Rio Vermelho, Boca do Rio ao Jardim de Alah e Itapuã.
Propostas saneamento ACM Neto
COMO ANDA: Foi feita limpeza e dragagem de canais no Canal do Passa Vaca, na área de Patamares, e nos canais de São Cristóvão (rio Ipitanga), Harmonia (Pernambués), rio Rio Trobogy (Patamares) e rio Lucaia (Vale das Pedrinhas). Há ainda ações de estabilização de encostas, tapa-buracos, poda e erradicação de árvores e combate a pontos de alagamento.
Propostas ACM Neto para Saúde
COMO ANDA:
Foram retomadas obras das unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros de Brotas e Itapuã, que estavam paralisadas. Os bairros de Valéria, San Martin, Mussurunga Fazenda Coutos, Parque São Cristóvão e Dom Avelar também têm previsão de serem contemplados com unidades de saúde do tipo.
Há implantação do "Projeto de Cirurgias Eletivas" que, segundo a prefeitura, possibilitará o atendimento, nesta primeira etapa, de 1.850 pacientes que estão na fila de espera. No total, a gestão municipal contabiliza que 239 profissionais de saúde entraram em exercício este ano.
Uma sala de coleta para exames laboratoriais na Unidade de Saúde da Família Joanes Leste foi inaugurada no bairro do Lobato.
Propostas ACM Neto para segurança
COMO ANDA: Segundo informações da Guarda Municipal, está prevista a aquisição de 22 motos, cinco carros, duas vans, um micro-ônibus, 20 detectores de metal, 20 notebooks e 20 computadores. Além disso, curso de capacitação é voltado para todos os guardas municipais.
Propostas de ACM Neto para o Transporte
COMO ANDA: Uma das principais ações no setor foi o acordo firmado entre o prefeito ACM Neto e o governador Jaques Wagner. Com isso, o Governo do Estado passa a administrar a linha 1 do metrô. O equipamento público está em construção há 13 anos e, por enquanto, tem apenas 6 km dos 12 km inicialmente previstos.
O sistema de trens, que funciona no subúrbio da capital baiana, também será gerido pelo estado. No dia 4 de abril, foi entregue à população o primeiro trem climatizado da cidade, que já está em funcionamento.

Uma das propostas do prefeito ACM Neto durante a campanha foi a implantação da meia-passagem aos domingos, nos coletivos da capital. O projeto foi colocado em prática no dia 31 de março.

Com o objetivo de desafogar o tráfego, ficou proibido de estacionamento na faixa da orla da Barra. A Rua Nilo Peçanha, importante via de ligação entre a Calçada e o Largo do Tanque, foi interditada para obras de drenagem e recuperação de asfalto. Outra obra com objetivo de dar fluidez ao trânsito foi a recuperação da Avenida Vasco da Gama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário