Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Barragem de Pindobaçu já está passando água apelo sangradouro

Na tarde de segunda feira 22/04 a Barragem de Pindobaçu atingiu 100% da capacidade e começou a vazão pelo sangradouro, este fato alegra toda região especialmente a população de Ponto Novo, uma vez que o excedente agora irá se acumular na Barragem desta cidade e irá alimentar o perímetro irrigado desta localidade.
Informações que outros pequenos afluentes do Rio Itapicuru-Açu estariam com uma boa vazão  alegram mais ainda a todos. Agora é esperar que as chuvas ainda que leves, continuem a cair para completar os demais  lagos e barragens da região. O momento é de alegria, mas a situação ainda é crítica no tocante ao abastecimento em várias cidades.
Já a mais de 6 dias de chuva na região outras represas e barragens já se encontrão com mais de 50% com o volume de água, como é o caso da Barragem de Jaguarari e o Açude Sohen em Senhor do Bonfim. As cidades de Jaguarari e Senhor do Bonfim foi onde tiveram o maior volume de chuva na região que chegou atingir 200 mm.
Já a cidade de Campo Formoso e região próxima a barragem do Aipim,(barragem que fornece água para Campo Formoso, António Gonçalves) o volume da chuva chegou próximo a 50 mm, que não foi o suficiente para modificar o quadro critico da barragem, pois a quantidade de água que chega é inferior a quantidade de água que sai para o fornecimento de água nas cidades. Mais a vazão dos riachos que desaguam na mesma teve aumento, com isso a esperança é que continue chovendo para que o volume de água da barragem aumente nos próximos dias.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) suspendeu o racionamento de água em 42 cidades do Estado da Bahia. As chuvas que caíram em alguns municípios situados na faixa litorânea, de norte a sul do estado, desde a quinta-feira (18) da semana passada, apresentaram índices pluviométricos entre 10 e 65 milímetros de chuva. Outros municípios que também receberam chuvas, chegaram a recuperar parcialmente o nível de alguns mananciais utilizados para abastecimento humano. Agora, 53 municípios ainda enfrentam racionamento na distribuição de água tratada.
.
E2SNOTICIAS.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário