Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Cerca de 70 índios tupinambás ocupam hotel em Una, na Bahia

 Cerca de 70 índios da etnia tupinambá invadiram por volta das 16h do domingo (7) o Hotel Fazenda da Lagoa, no município de Una, a 40 km de Ilhéus, no sul da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar, eles reivindicam a demarcação da chamada reserva Tupinambá, com 47 mil hectares que fica prróxima à área da propriedade e se estende por Una, Ilhéus e Buararema.
Val Tupinambá, líder do grupo, disse que ação tem o objetivo de pressionar o Governo Federal. "A gente cumpriu com nossa parte, mas mais uma vez fomos lesados. Então, por isso essas ocupações. Que o governo se manifeste para resolver a questão fundiária Tupinambá”, explica.
Segundo informações da polícia, os indígenas chegaram ao local armados com flechas e ordenaram que todos os funcionários se retirassem do hotel. O empreendimento possui 14 bangalôs de luxo. Não há hóspedes no local há cerca de três meses.
De acordo com um funcionário do hotel que não quis se identificar, os índios não realizaram agressões físicas aos funcionários, mas exigiram que eles saíssem do local. Ainda segundo o relato do funcionário, os integrantes do gupo tinham armas tipicamente índigenas.
A Polícia Federal disse que já foi informada sobre o assunto e na manhã desta segunda-feira (8) já esteve no local, mas não há informações sobre mandados de prisão. Um dos representantes do hotel esteve na sede da polícia para registrar queixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário