Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Integrantes do MST seguem para o Centro Administrativo da Bahia (CAB)


Os integrantes do Movimento Sem-Terra (MST) seguiram em marcha para o Centro Administrativo da Bahia (CAB), localizado no bairro da Sussuarana, em Salvador , na manhã desta quinta-feira (11). O grupo estava acampado no Ginásio de Esportes de Lauro de Freitas, cidade localizada na região metropolitana, desde a quarta-feira (10). Eles caminharam por São Cristóvão e pela Avenida Paralela, deixando trânsito lento. No fim da manhã desta quinta, o grupo chegou à sede do Incra, no CAB.
Um outro grupo, ligado a causas sociais, o Movimento do Sem-Teto, realizaram manifestação em frente à sede da Governadoria do Estado, também dentro do CAB, na manhã desta quinta-feira.
Nesta tarde, o governador Jaques Wagner se reúne na Governadoria com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, formado por representantes de 16 entidades ligadas à agricultura familiar no estado, entre elas o MST, o Movimento Estadual de Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas (CETA), a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf).

A reunião é realizada para a apresentação do balanço das ações do governo no setor e discutir novos projetos para o fortalecimento da agricultura familiar.
Márcio Matos, diretor do MST na Bahia, contou que a ocupação faz parte do Movimento Abril Vermelho, ação que acontece anualmente em lembrança ao massacre de Eldorado dos Carajás, quando um grupo de Sem-Terra foi assassinado em abril 1996, no sul do Pará.

Marcha para a capital baiana
O grupo segue para a capital baiana desde a terça-feira (9), quando iniciou a passeata no centro de Camaçari, cidade também localizada na região metropolitana de Salvador. Cerca de cinco mil pessoas seguiam pela BA-099, conhecida como Estrada do Coco. Por volta das 11h, o grupo parou na região do pedágio, onde ficaram acampados até a manhã da quarta-feira (10).

Às 5h, eles seguiram em direção a Salvador e fizeram novamente outra parada, desta vez, na sede da prefeitura do município de Lauro de Freitas. No meio da manhã, o grupo foi encaminhado para a área externa do Restaurante Popular, onde se acomodaram no Ginásio de Esportes.
De acordo com a prefeitura da cidade, a ocupação foi pacífica, sem tumultos. O órgão gestor, através da assessoria, informou que disponibilizou um carro-pipa, sanitários químicos e uma ambulância para o grupo.
MST em Barra do Choça
Cerca de 70 pessoas ocupam uma área da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em Barra do Choça, no sul da Bahia. Segundo as informações da empresa, os ativistas estão na cidade desde o sábado (6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário