Pesquisar este blog

sábado, 6 de abril de 2013

MP-BA realiza série de atos públicos até o dia 12 de abril contra a PEC 37

De 8 até 12 de abril, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) vai realizar atos públicos contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) número 37, que prevê a retirada do poder do órgão, estadual ou federal, na investigação criminal.
O MP-BA quer pedir o apoio da população das cidades baianas de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié, Valença, Camaçari, Lauro de Freitas, Serrinha, Amargosa e Senhor do Bonfim. A PEC tramita no Congresso Nacional, após ter sido aprovada pela Câmara dos Deputados em novembro do ano passado.
No último dia, que ocorre na sexta-feira (12), o ato acontece no auditório da sede do MP-BA,  situada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), às 14h.
A mobilização, de âmbito nacional, é promovida no estado pelo MP-BA e pela Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb). A entrada é aberta ao público em geral. (Veja o calendário dos atos públicos na relação abaixo).
Segundo o MP-BA, a proposta, cujo autor é o deputado federal Lourival Mendes (PTdoB-MA), vai dificultar as ações de combate à corrupção, ao desvio de verbas, às violações dos direitos humanos e ao crime organizado. Além disso, o plenário do Supremo Tribunal Federal deve analisar em breve recursos que pedem anulação de processos em que a investigação tenha sido feita pelo MP.
Conforme a PEC, a ideia é que as apurações sejam realizadas somente pelas polícias Federal e Civil. Deste modo, diversos órgão ficam isentos de exercer esta função, além dos MP´s, também a Receita Federal, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), o Tribunal de Contas da União (TCU) e as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI´s).

Nenhum comentário:

Postar um comentário