Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Suspenso após jurado passar mal, julgamento do Carandiru deve ser retomado nesta quinta-feira

O julgamento de 26 policiais militares acusados de participação no massacre do Carandiru, ocorrido em outubro de 1992, suspenso na manhã desta quarta-feira (17) após um jurado passar mal, deve ser retomado nesta quinta-feira (18). O juiz José Augusto Nardy Marzagão suspendeu o júri por hoje e informou que, caso o jurado se recupere até amanhã, os trabalhos serão retomados.

Marzagão não entrou em detalhes sobre o que aconteceu com o jurado. Disse apenas que se tratou de um mal estar. Os médicos que o atenderam recomendaram que ele fique de repouso. Amanhã o membro do conselho de sentença passa por nova avaliação médica e se for liberado, o juiz pretende retomar o julgamento a partir das 9h desta quinta-feira (18). 
— Neste momento, o julgamento se encontra suspenso por recomendação médica para que ele [jurado] repouse. Não é nada grave, tanto que o jurado queria voltar e dar continuidade aos trabalhos (...) Amanhã vai passar por uma nova avaliação e pretendemos retomar os serviços a partir de 9h.
Leia mais notícias de São Paulo

O magistrado informou ainda que se o jurado não melhorar, o júri pode ser cancelado. Marzagão defende que, se tudo voltar ao normal, a sentença pode sair nesta sexta-feira (19).
— Hipoteticamente, se não houver uma melhora, temos de cancelar o julgamento, como já aconteceu. A prioridade é a saúde do jurado. Se houver o cancelamento, [o julgamento] volta à estaca zero e todo o trabalho é perdido.
O juiz, porém, mostrou otimismo e disse acreditar que os trabalhos serão concluídos ainda nesta semana.
— Estou bem esperançoso de que vai acontecer a melhora do jurado. Até o fim da semana, este julgamento será concluído.
Ele ressaltou que todas as famílias dos membros do conselho de sentença estão sendo comunicadas de que não se trata de nada grave.
Remarcado para esta segunda-feira (15), o julgamento entraria em seu terceiro dia com leitura de peças e interrogatório dos réus. Na quinta-feira (18) estava prevista a fase de debates e a sentença era esperada para sexta-feira (19).
O julgamento dos policiais militares foi adiado pela segunda vez na semana passada. Nesta ocasião, uma jurada passou mal e o júri foi dissolvido.
O júri popular poderia já ter acontecido no dia 28 de janeiro de 2013, mas, devido à um recurso da defesa, foi adiado pela primeira vez. Na época, foi pedida a perícia do confronto balístico (exame que determina de quais armas partiram os tiros). Em 1992, essa prova não pôde ser realizada pelo IC (Instituto de Criminalística) que, na época, alegou "inviabilidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário