Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Policial é baleado dentro de pizzaria na BA e tem quadro grave de saúde

Um policial de militar de 33 anos foi baleado com dois tiros no abdômen na madrugada desta segunda-feira (29), na cidade de Jequié, sudoeste da Bahia, e apresenta estado grave de saúde.
Ele está internado no Hospital Geral Prado Valadares e deve ser transferido para Salvador, de acordo com a Polícia Militar.
O crime ocorreu dentro de uma pizzaria, conforme explica a polícia. A vítima estava de folga e foi atingida após um desentendimento com um rapaz de 19 anos, que já foi preso na cidade. A PM informa que eles não se conheciam.
A investigação aponta que o suspeito saiu do restaurante e, em seguida, voltou com uma arma, que possivelmente estava guardada em uma moto, surpreendendo o policial. A motivação da briga ainda é desconhecida.
Ele atua na Companhia Independente de Polícia Especializada (Cipe) da região sudoeste.

Homens roubam escola pública no bairro de Cajazeiras, em Salvador

Homens invadiram o Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, no bairro de Cajazeiras 4, em Salvador, na tarde desta segunda-feira (29).
Segundo um dos professores, que prefere não se identificar, três homens entraram na unidade de ensino e roubaram os estudantes da turma do 1º ano do ensino médio. A Polícia Militar, no entanto, tem informação de que são dois os suspeitos e que um deles estava com um revólver calibre 38.
O professor conta que o grupo conseguiu levar dinheiro, celulares e aparelhos eletrônicos dos alunos. Equipes da polícia estão em diligência nos arredores da unidade para tentar localizar os suspeitos. A diretoria não quis falar sobre o assunto. O caso é investigado pela 13ª delegacia.
Outro caso
No dia 9 de abril, três homens armados com facas prenderam estudantes em salas de aula no Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, no bairro de Itapuã,capital baiana. Segundo o delegado Antônio Carlos, responsável pelo caso, dois dos suspeitos foram identificados como ex-alunos da instituição.

Em surto, homem invade agência exigindo pagamento da Mega-Sena

Um homem invadiu uma agência da Caixa Econômica Federal , na cidade deBrumado, no sudoeste da Bahia, nesta segunda-feira (29), anunciando ter ganhado na Mega-Sena. De acordo com a gerência da agência, o rapaz exigia que o banco emitisse segunda via da cópia da aposta.
Foi preciso que o Serviço Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar controlassem o homem, que estava atordoado e violento, segundo contou o gerente Juarez Feitosa. O funcionário disse que é a segunda vez que o rapaz invade a agência em surto. “Ele tira a roupa, fica só de cueca, senta no chão, chora, grita e tenta agarrar e beijar as mulheres que estão no local”, informou o gerente da Caixa.
O irmão do rapaz afirmou que ele sofre de transtorno mental e que está há mais de um mês sem tomar remédio, conforme comentou o gerente ao G1.
Procurado, o Samu afirmou que retirou o homem da agência com o apoio da Polícia Militar, mas não quis falar sobre o estado de saúde dele e para onde ele foi levado.
A Caixa Econômica informa, por meio da assessoria, que não existe possibilidade de segunda via de bilhetes de aposta e que clientes só são retirados da loja, como ocorreu no caso, quando a situação é grave.

Barragem do Aipim esta a menos de cinco metros do seu limite máximo


O CF Notícias esteve na manhã deste domingo (28) buscando mais imagens e informações sobre o aumento do volume de água na barragem do Aipim. Chegando lá constatamos o grande volume de água que existia, pois menos de 15 dias essa quantia era bem inferior a que se encontra hoje.

Observando alguns piquetes de medição do volume da água, mesmo não tendo um bom volume de chuvas fortes, a barragem teve um aumento de mais de 7 metros no nível da água, faltando no máximo 5 metros para que a barragem chegue ao seu limite maior ao ponto de sangrar.
Confira aqui as imagens do antes e o depois da barragem do Aipim: Fotos da Barragem
.

Duas estradas federais são fechadas na BA por integrantes do MST, diz PRF

A Pastoral Rural, ligada ao Movimento sem Terra (MST), fechou na manhã desta segunda-feira (29) duas estradas na Bahia, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os manifestantes utilizaram tambores e pneus para fechar o km 273, na BR 116, na região da cidade de Tucano, distante 277 km de Salvador, e o trecho 141, da BR 110, na cidade de Cícero Dantas, a 340 km da capital baiana. O congestionamento chegou a 20 km de extensão.
Segundo a PRF, o protesto faz parte do encerramento do movimento “Abril Vermelho”, do MST. Os manifestantes pedem providências do governo em relação a reforma agrária e investimentos para o combate a seca nas duas regiões.

 Abril Vermelho

Membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) realizaram uma passeata no dia 17, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Com bandeiras na mão, milhares de pessoas percorreram as avenidas do centro enfileiradas, até a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), para lembrar os 17 anos das mortes em Eldorado dos Carajás.
O grupo cobrou também a apuração sobre a morte do coordenador do MST, que ocorreu na cidade de Iguaí, sudoeste da Bahia. Fabio Santos da Silva, coordenador do MST, foi executado com 15 tiros no dia 2 de abril deste ano.
O grupo que manifestou nas ruas do CAB veio em marcha do município de Camaçari. Antes de chegar em Salvador, o grupo fez duas paradas, uma nas proximidades do pedágio e outra na cidade de Lauro de Freitas, onde ficaram acampados na área externa do Restaurante Popular.
Além da Bahia, o ato do MST foi realizado nos estados: Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Pará, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Mato Grosso, Rondônia, Maranhão, Goiás e Piauí.

Cantor Netinho é diagnosticado com adenomas no fígado, diz assessoria

O cantor Netinho foi diagnosticado com “adenomas hepáticos benignos”, segundo informou a assessoria de imprensa do artista nesta segunda-feira (29). Netinho está internado na Unidade de terapia Intensiva (UTI), do Hospital Aliança, em Salvador.
Por meio de nota, a assessoria informou que “na quarta-feira (24) [dia em que foi internado] Netinho foi submetido a uma biópsia e durante o procedimento, teve uma das veias rompida, precisando passar por um processo cirúrgico”. O resultado do exame descartou a possibilidade de câncer, informa a assessoria.
A previsão é de que Netinho continue internado na UTI até a quinta-feira (2). No domingo (28), ele foi liberado a receber visitas de familiares.
Em nota divulgada à imprensa, o cantor mandou agradecer o carinho dos fãs e disse que assim que for para o quarto responderá todas as mensagens. O paciente ainda não tem previsão de alta. O Hospital Aliança não divulgou o boletim oficial sobre o estado de saúde do paciente.
Adenomas hepáticos
O G1 não teve acesso ao especialista que acompanha Netinho e consultou o hepatologista Raymundo Paraná para explicar o que são adenomas hepáticos. De acordo com o médico, são lesões benignas do fígado, que são classificadas em três tipos diferentes: 1, 2 e 3. Segundo Paraná, os adenomas hepáticos são, na maioria das vezes, causados por uso de hormônio e aparecem mais em mulheres. O diagnóstico em homens, de acordo com o hepatologista, é muito raro.
"Normalmente, [os adenomas hepáticos] são mais encontrados em mulheres que usam contraceptivo oral, muito raramente em homens, porque esse tipo de adenoma, que é o mais comum, se associa ao uso de hormônios femininos. Normalmente, é uma lesão no fígado que é benigna. Muito raramente sofre malignização. Em homens, o adenoma é muito raro. Hoje se torna um pouco mais comum em função de algumas práticas na academia, por exemplo, onde se faz uso de medicamentos com testosterona. Não estou dizendo que seja o caso do paciente, é importante dizer isso. O adenoma em homens é um caso de absoluta exceção", afirmou.
Raymundo Paraná esclarece ainda que o risco para quem é diagnosticado com adenomas hepáticos só ocorre caso a lesão não seja diagnosticada precocemente porque ela pode evoluir e rompe, causando sangramento no abdomên. "Quando [a lesão] é diagnosticada precocemente, com a suspensão do medicamento, pode haver regressão. Se a lesão já é grande e tem-se risco de ruptura, faz a cirurgia para a retirada. O sintoma pode ser nenhum até que o fígado venha a sofrer ruptura ou uma imagem em um diagnóstico incidental mostre a lesão - o que é o ideal porque senão a evolução é para ruptura", disse o hepatologista.
Histórico médico
Na semana passada, Netinho foi internado no mesmo hospital após sentir fortes dores na coxa direita, ficando seis dias internado. Na ocasião, o cantor foi diagnosticado com “lesão aguda no músculo ilíaco direito”, disse a assessoria de imprensa.
Conforme recomendações médicas, Netinho foi liberado na terça (23), mas precisou voltar ao hospital no dia seguinte porque sentiu, novamente, fortes dores no abdômen. “Por conta de um vazamento sanguíneo que ocorreu num músculo que liga o abdômen a coxa ele precisou fazer uma cirurgia para colar uma artéria que rompeu”, explicou a assessoria.
Todos os shows do cantor programados para maio tiveram que ser cancelados.


Senai oferece quase quatro mil vagas para cursos em 30 cidades da Bahia

Estão abertas a partir desta segunda-feira (29) quase quatro mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Mais informações, aqui. As inscrições seguem até o dia 15 de maio. Os interessados irão passar por uma prova seletiva no dia 26 de maio.
Para se cadastrar é preciso que os estudantes estejam cursando o ensino médio ou já tenham esse nível de escolaridade completo, podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial Básica, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI).
Para quem mora em Dias d’Ávila, na região metropolitana de Salvador, os cursos oferecidos são de auxiliar de laboratório químico, operador de processo de produção, logística de estoque e inspeção de qualidade.
Os cursos estão disponíveis para residentes em Salvador e outros 29 municípios baianos, entre eles: Camaçari, Dias d'Ávila, Simões Filho, Mata de São João,Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Itabuna, Ilhéus e Vitória da Conquista.
"As aulas começam no dia 15 de julho e terão uma duração de aproximadamente 11 meses. Aqueles jovens que vierem celebrar um contrato de aprendizagem têm mais 11 meses na empresa.  São oferecidos diversos cursos. Estamos atendendo a área de Meio Ambiente, Química, Construção Civil, Vestuário, Alimentos, Manutenção, Automação e outros", explica Ana Valéria Scavuzzi, do Comitê de Escola Técnica do Senai.
Scavuzzi explica ainda, que muitos dos estudantes saem para o mercado de trabalho para o estágio e podem ser contratados efetivamente pelas empresas em que prestam serviços. "São 880 horas de curso, o que proporciona uma formação muito boa aos jovens, atendendo ao que a indústria está demandando em relação a formação profissional. Eles entram no mercado de trabalho com essa formação e muitos dos jovens são contratados como empregados efetivos da empresa", afirma.


Carreta bate em mureta e jovem de 25 anos morre na BR-324, na Bahia

Um motorista de 25 anos morreu após a carreta que dirigia bater em uma mureta, na BR-324, trecho entre as cidades baianas de Candeias e São Sebastião do Passé, na madrugada desta segunda-feira (29).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o jovem perdeu o controle da direção por volta das 4h20, na altura do km-574, sentido Salvador. Ainda segundo a PRF, ele perdeu o controle do veículo pouco antes do viaduto São Sebastião. O acesso à via ficou interditado. Quem precisou passar pelo local teve de pegar um retorno que fica logo depois do viaduto.
A Polícia Rodoviária Federal informou que a vítima ficou presa às ferragens. O Samu, com auxílio de bombeiros, tentou socorrer o jovem, mas ele já foi retirado da carreta sem vida. O rapaz viajava sozinho, informou a PRF.
Nas últimas 24 horas, foram registrados nas rodovias federais que cortam a Bahia 19 acidentes, com 20 pessoas feridas e 4 mortes.

sábado, 27 de abril de 2013

Novidades!

Lna House BRM em Delfino brevemente irá prestar serviço em encardenação
Praça Pedro de Souza Cruz N. 237 - Centro - Delfino - Umburanas - Bahia  

Suspeito de matar técnico agrícola em Salvador é preso no interior da BA

Um homem suspeito de ser o responsável pela morte do técnico agrícola Maurício José Sanches de Oliveira, de 49 anos, foi preso na madrugada desta sexta-feira (26), no distrito de Itamarindo, zona rural de Jequié, no centro-sul da Bahia. Segundo a polícia, o homem trabalha como confeiteiro e é ex-companheiro da vítima.
O técnico agrícola foi achado morto no chão da sala do apartamento em que morava já em estado de gigantismo no dia 16 de abril. O prédio está localizado na rua Maragogipe, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.
O suspeito tinha um mandado de prisão temporária em aberto, solicitado à Justiça pelo delegado da 1ª Delegacia de Homicídios, Reinaldo Mangabeira. Segundo a investigação, o confeiteiro, tinha feito ameaça à vítima por conta do fim do relacionamento de três anos, conforme relatado pelo irmão e pela prima do técnico agrícola à polícia.

Investigação

O vigilante do prédio em que a vítima morava afirmou à polícia que viu o suspeito circular no local por volta das 22 horas do domingo (14). Segundo a apuração, a vítima tinha, inclusive, indicado à família a casa do suspeito, no bairro de Itapuã, com medo das ameaças.
Segundo a polícia, o ex-companheiro da vítima compareceu na segunda-feira (15) ao hotel em que trabalha, no Campo Grande, e avisou aos colegas que faltaria alguns dias alegando que foi assaltado e estava com ferimento nas mãos.
O sepultamento de Maurício de Oliveira ocorreu na quarta-feira (17). Segundo amigos, a vítima morava sozinha e tinha um bom relacionamento com as pessoas, sem histórico de brigas.

Duas pessoas ficam feridas em desabamento de prédio em Salvador

Um prédio residencial de três andares desabou na madrugada deste sábado (27), no bairro do Tororó, em Salvador. O edifício já estava condenado pela Defesa Civil (Codesal), de acordo com informações da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar, confirmadas pelo próprio órgão responsável. A Defesa Civil disse que os moradores foram notificados sobre a condição de queda. Uma das residentes, no entanto, disse que não sabia da orientação.
No desabamento, duas pessoas ficaram levemente feridas e uma delas foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral do Estado (HGE), segundo a PM. Ainda não há informações se elas eram moradoras.
Outro prédio que fica ao lado, também de três andares, foi parcialmente destruído, mas não corre o risco de cair, segundo a Defesa Civil.
O desabamento ocorreu por volta das 3h, em uma localidade conhecida como Portelinha. Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e Samu participaram do resgate. Uma perícia ainda será feita para saber o motivo do desabamento, segundo a PM.

Marquise desaba
Ainda na madrugada deste sábado (27), uma marquise de um prédio, também de três andares, desabou. O imóvel fica na rua dos Ferroviários, no bairro de Plataforma. Segundo a Defesa Civil, o registro da ocorrência não foi feito no órgão, por isso, não há informações se o edifício corre o risco de desabar.
De acordo com a Central de Polícia (Centel), não houve feridos no desabamento, que ocorreu por volta de 1h30. Mas a rua onde fica o prédio precisou ser bloqueada por causa da fiação elétrica que foi atingida e caiu no chão.
Balanço Codesal
Até as 10h18 deste sábado (27), a Defesa Civil recebeu oito solicitações de emergência. Foram uma ameaça de desabamento de imóvel, uma ameaça de deslizamento de terra, uma avaliação de imóvel alagado, um desabamento de imóvel e quatro deslizamentos de terra.O órgão permanece com o plantão 24 horas atendendo a população pelo telefone gratuito 199.

Dez detentos fogem de delegacia em Salvador, diz polícia

Dez presos fugiram na madrugada deste sábado (27) da 10ª Delegacia, no bairro de Pau da Lima, em Salvador. Segundo informações da Polícia Militar, por volta das 3h eles serraram as grades da cela e escaparam por um portão lateral da delegacia.
De acordo com a unidade carcerária, quando perceberam a fuga, os policiais atiraram para cima, assustando outros detentos, que resolveram voltar pra cela. Ao todo, dos 23 que estavam presos, 10 conseguiram fugir.
A delegacia, que tem duas celas, mas só tinha uma em funcionamento, tem capacidade para apenas quatro detentos em cada uma delas, segundo informou o policial Rodrigo Ferreira ao G1.
A polícia informou que os foragidos foram detidos por envolvimento com assalto e tráfico de drogas. Até as 12h30 deste sábado (27), nenhum deles foi recapturado.

Mulher é abusada com cano de arma, baleada e queimada na BA, diz polícia

Uma mulher de 46 anos morreu e a mãe dela, de 65 anos, foi ferida com um tiro, vítimas de um crime bárbaro ocorrido na noite de sexta-feira (26), na zona rural da cidade deMuritiba, distante 110 km de Salvador.
Homens armados entraram na casa da família, que fica dentro de um sítio, consumiram bebidas alcóolicas e violentaram a filha da senhora com cano de uma espinguarda municiada, segundo a Polícia Militar. Logo seguida, eles atiraram contra a nuca na vítima e queimaram o seu tórax e o braço direito. A mãe, que ficou ferida na mão, assistiu todo o crime, informou a polícia.
"Toda a população está comovida. Ficamos muito assustados com os requintes de crueldade. Segundo as primeiras informações colhidas com vizinhos, eles entraram na residência desde as 19h. Fizeram uma farra, ficaram um bom tempo por lá. Nós fomos acionados às 22h15, após os disparos. Antes, a população não viu nada demais, não maldaram", conta o subtenente Nailson Carvalho, da 27ª Companhia da Polícia Militar (CIPM).
Os autores roubaram dinheiro e objetos pessoas da vítima, que morava no imóvel com a mãe e outros irmãos. "Ela sentiu muita dor. A casa está completamente suja de fezes e de sangue, o banheiro, o quarto. Foi atendida por uma equipe do Samu, mas chegou à unidade sem vida", explica o policial.
Um jovem que tem entre 19 e 20 anos, segundo a polícia, já foi preso suspeito de ter cometido o crime, após informações coletadas com testemunhas. Na casa dele, a polícia afirma ter achado um casaco com capuz sujo de sangue e fezes já na lavanderia. À polícia, ele nega ter realizado a ação, mas foi levado para uma unidade prisional em Cachoeira. Mais um outro homem está sendo procurado pela polícia na tarde deste sábado (27). O crime é investigado na delegacia.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Adolescente e mãe de suspeito de matar dentista são ouvidos no ABC

A Polícia Civil ouviu na madrugada desta sexta-feira (26) um adolescente como testemunha nas investigações da dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 47 anos, morta queimada emSão Bernardo do Campo, no ABC, nesta quinta (25). A mãe de um suspeito também foi interrogada e reconheceu o filho nas imagens de câmeras de segurança que estão em poder da Polícia Civil.
Com base em informações de uma nota da Polícia Militar divulgada nesta manhã, o G1 informou às 7h05 que um adolescente foi detido e teria confessado participação no crime. A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP), entretanto, corrigiu a informação da PM. Segundo a SSP, a Polícia Civil informou que o menor foi ouvido apenas como testemunha.
Na nota divulgada no início desta manhã, a PM informava que o menor foi detido e autuado. Às 8h30, porém, a PM afirmou que o adolescente, levado inicialmente como suspeito, foi interrogado na condição de testemunha pela Polícia Civil e liberado em seguida. A corporação afirma ter chegado ao menor após uma denúncia anônima informando que ele teria participado do crime.
O crime
Cinthya morreu queimada após assalto a seu consultório, que funcionava na Rua Copacabana. Segundo a Polícia Militar, um trio invadiu o estabelecimento por volta das 12h30 desta quinta e anunciou o roubo. Como eles não encontraram dinheiro, a dentista entregou o cartão bancário e a senha. Os ladrões, então, sacaram R$ 30 num caixa eletrônico, enquanto um outro continuava no consultório com a dentista e uma paciente como reféns. Depois, os criminosos voltaram, atearam fogo na dentista e fugiram em um carro. Um quarto assaltante aguardava os outros em um Audi estacionado perto do consultório.
O corpo da dentista será enterrado nesta manhã, no Cemitério da Vila Euclides. O caixão vai ser lacrado. Por causa das condições do corpo, o velório deve ser curto.
As investigações apontam que um saque com o cartão da dentista foi feito em uma loja de conveniência de um posto de gasolina. Na imagem do circuito interno de segurança do estabelecimento, ao menos um suspeito aparece. As imagens e o relato da paciente serão usados pela polícia para fazer um retrato falado.  A paciente disse, de acordo com o delegado seccional de São Bernardo do Campo, Waldomiro Bueno Filho, que um ladrão colocou um capuz em sua cabeça, mas que ouviu a dentista conversando com os criminosos.
Segundo a testemunha, Cinthya disse que não possuía dinheiro em caixa e deu o cartão de crédito e a senha para que eles fossem sacar, mas informou que tinha pouco saldo na conta. O delegado conta que a paciente relatou ter ouvido a dentista gritar muito, pedindo para que os ladrões “não fizessem isso”.
A polícia busca o trio que invadiu o consultório e um quarto suspeito de dar cobertura à ação.
 

Demerson diz que elenco do Bahia ‘se cobra muito’ para sair da má fase

Apenas quatro vitórias em 14 jogos disputados. Eliminação na primeira fase da Copa do Nordeste e classificação à duras penas para a semifinal do Campeonato Baiano. No meio disso, uma derrota vergonhosa para o maior rival, o Vitória, por 5 a 1, na inauguração da Arena Fonte Nova. O ano de 2013 definitivamente não começou bem para o Bahia. A torcida cobra e protesta contra a diretoria e o presidente Marcelo Guimarães Filho. Os jogadores, de acordo com o zagueiro Demerson, também não estão satisfeitos com toda esta situação.
- Sabemos que o torcedor não está satisfeito. Nós próprios temos a consciência que temos que melhorar muito, mas tenho certeza que estamos no caminho certo. O foco maior é o trabalho. Com muito trabalho a gente vai conseguir sair dessa situação e fazer grandes jogos – avaliou.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Irmãos escondiam arsenal em Morro do Chapéu

Dois irmãos agricultores, que mantinham um arsenal na residência da família, na zona rural de Morro do Chapéu, foram presos em flagrante, na terça-feira (23), no Povoado de Boa Esperança, durante operação conjunta das polícias Civil e Militar. Investigados por assaltos a banco na região, Silvânio Messias Muniz, o “Gereba”, de 34 anos, e Normélio Messias Muniz, o “Galego”, 27, foram autuados em flagrante pelo Coordenador da 14ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior/Irecê), Delegado Clériston Jambeiro de Souza, que comandou a operação, juntamente com o tenente PM Josemar Guimarães.
Investigadores da 14ª Coorpin e guarnições da Polícia Militar apreenderam com os irmãos criminosos uma pistola 9mm, um revólver calibre 32, cinco espingardas, uma delas de calibre 40 e as demais de fabricação artesanal, do tipo socadeira, além de 38 munições 9mm, seis munições de calibre 32 e seis cartuchos de calibre 40. Havia também chumbo, pólvora e espoleta, utilizados nas espingardas artesanais.

Funcionário morre em acidente na Mineração Caraíba - 25/04/2013


Por volta das 05hs00min da manhã desta quinta-feira (25/04) um trágico acidente, com vitima fatal aconteceu na empresa Mineração Caraíba localizada no distrito de Pilar em Jaguarari.

Segundo as primeiras informações a vítima identificado como sendo FLÁVIO RODRIGO DOS ANJOS RESENDE de 28 anos, mais conhecido como " ZÉ DA RIPA",  natural da cidade Petrolina-PE, onde a carregadeira que FLÁVIO conduzia caiu a mais ou menos 52 metros de profundidade em uma galeria. No momento do acidente a vítima se encontrava entre os níveis 78 a 130.

A Polícia Civil juntamente com a Polícia Técnica de Senhor do Bonfim, esteve no local realizando a pericia e fazendo a remoção do corpo de Flávio até o IML de Bonfim para realização necropsia.

Adutora do São Francisco pode chegar até C. Formoso e Antonio Gonçalves - 25/04/2013

A adutora do Rio São Francisco, que contemplará a região de Senhor do Bonfim, será extendida até Campo Formoso, beneficiando ainda o município de Antônio Gonçalves. O atendimento à solicitação, feita pelo deputado Carlos Brasileiro (PT) ao governo estadual, foi confirmado pelo secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, durante audiência nesta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa. A obra representará investimentos da ordem de R$480 milhões.
“Esta adutora é o resultado de uma luta histórica, e que vai beneficiar milhares de pessoas no Piemonte Norte do Itapicuru”, afirmou Brasileiro, lembrando que o empreendimento hídrico também garantirá o abastecimento dos municípios de Jaguarari e Andorinha, que fazem parte do Sistema Integrado, da unidade de Senhor do Bonfim. Agora, serão cerca de 150 quilômetros de adutora, cujos estudos já foram iniciados pela Embasa. O secretário Rui Costa informou que que a obra foi cadastrada no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A adutora garantirá água em abundância, proporcionando segurança hídrica a uma região que historicamente sofre com estiagens. Brasileiro concentrou esforços para viabilizar, através do Governo do Estado, esta obra, que vai atender, numa primeira etapa, mais de 220 mil baianos. Ele vem lutando pela implantação do sistema desde 1994, junto com toda a sociedade da região.

Adolescente preso por furto de bicicleta - 25/04/2013

Por volta da 14h50min, do dia 23 de abril de 2013, foi conduzido a Delegacia de Polícia em Campo Formoso, o adolescente de iniciais L. J. F. 13 anos, residente no bairro Guabiraba, Campo Formoso, por adentrar no quintal da senhora Paula Roberta, 33 anos, e furtar a bicicleta de sua filha. O adolescente foi encontrado na residência de seu pai, com o produto do furto, o mesmo foi apresentado juntamente com a bicicleta à autoridade competente para que fossem adotadas as medidas cabíveis. Vale ressaltar que o pai do adolescente estava presente no momento da condução e o acompanhou até a Delegacia.

Funcionária de banco é sequestrada com a família em Salvador, diz polícia

Uma funcionária de um banco que fica na Avenida Dorival Caymmi, no bairro de Itapuã, emSalvador, foi sequestrada com a família na manhã desta quinta-feira (25), para que fosse sacada uma quantia em dinheiro da agência onde trabalha, segundo informações da polícia.
De acordo com o major Borges, comandante da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), a mulher foi abordada por três suspeitos armados, por volta das 6h, quando saiu de casa, no bairro do IAPI. O filho dela, de 7 anos, o namorado e a irmã também foram levados pela quadrilha.
Segundo o major, os sequestrados foram colocados em dois veículos, uma Doblô e um Fox. Borges informou que os suspeitos orientaram a funcionária do banco, que trabalha na tesouraria, a ir até a agência e retirar todo o dinheiro do cofre para que os seus familiares fossem liberados.
Ainda de acordo com o major, a mulher  não conseguiu tirar o dinheiro do cofre e retirou uma quantia dos caixas eletrônicos. Colegas que já estavam na agência foram avisados do ocorrido. Segundo o comandante da 15ª CIPM, a gerente do banco, ao chegar, percebeu a movimentação diferente e acionou a central de segurança da rede bancária, que avisou à Polícia Militar. "Fomos imediatamente ao local com uma viatura. A abordagem nesses casos é diferente. Deixamos a viatura mais distante e chegamos à pé na agência", disse o major.
Segundo ele, os funcionários, inclusive a vítima sequestrada, tentaram despistar a polícia e negaram que a agência era alvo de algum crime naquele momento. "Ela [a sequestrada] estava muito nervosa. Os bandidos estavam monitorando ela por telefone, inclusive ameaçavam matar o filho dela a todo momento", afirmou.
O major Borges informou que a quadrilha percebeu a aproximação da polícia e deixou o local. Os familiares da funcionária foram liberados no bairro de Valéria, que fica às margens da BR-324, em Salvador. Eles não sofreram ferimentos.
Ainda de acordo com o major, até as 13h desta quinta-feira, os suspeitos do crime não haviam sido localizados. Os carros usados na ação também não foram encontrados.
As vítimas do sequestro foram encaminhadas para a sede do Centro de Operações Especiais da Polícia Civil, em Salvador, onde são ouvidas na tarde desta quinta-feira.
Segundo o Sindicato dos Bancários da Bahia, o atendimento na agência alvo da ação foi suspenso. O banco ficará fechado nesta quinta.

Trabalhador morre em acidente em mineradora no norte da Bahia

Um funcionário da empresa Mineração Caraíba morreu enquanto trabalhava em uma mina, na sede da empresa no distrito de Pilar, que pertence ao município de Jaguarari, no norte daBahia. De acordo com a Polícia Civil, o trabalhador foi vítima de um acidente na madrugada desta quinta-feira (25). A polícia ainda não sabe as causas do acidente. Através da assessoria, a Mineração Caraíba informou que a vítima tinha 28 anos e que também não tem informações, por enquanto, sobre as causas do acidente e que aguarda detalhes que serão passados pela polícia. A empresa informou que vai se pronunciar formalmente através de nota à imprensa.
Acidente em março
No início de março deste ano, ocorreu outro acidente fatal em uma mina do norte do estado. Na ocasião, dois funcionários daJacobina Mineração e Comércio (JMC), localizada na zona rural de Jacobina, morreram. De acordo com a polícia, as vítimas foram atingidas por rochas após ocorrer um desplacamento dentro da mina.
Em nota enviada no dia 6 de março, a empresa informou que as duas vítimas do acidente foram um operador e um supervisor da mina. Os dois moravam em Jacobina. Ainda em nota, a JMC afirmou que "equipes de socorro da empresa foram imediatamente destacadas para o local quando o acidente ocorreu. E que a empresa presta toda a assistência às famílias dos colaboradores vitimados".

Bahia deve ganhar mais uma universidade federal

De autoria do deputado federal Afonso Florence (PT-BA), o projeto prevê a implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD)
 
Foi aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (24), o projeto para a criação de mais uma universidade federal no estado da Bahia. De autoria do deputado federal Afonso Florence (PT-BA), o projeto prevê a implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD).
Ainda de acordo com o projeto, a UFCD terá sede e foro nas cidades de Seabra, Lençóis, Ipirá, Rio de Contas e Morro do Chapéu. Além disso, até a sua implantação a universidade teria a criação dos cargos de reitor e vice-reitor e seu provimento temporário.
O projeto passa por fase de conclusão, mas ainda será avaliado pelas comissões de Educação e Cultura; Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Tentativa de homicídio no ultimo final de semana em Campo Formoso

Por volta das 00h45min., do dia 20 de abril de 2013, quando uma viatura da polícia militar realizava rondas na Praça Getúlio Vargas, a senhora Mirian interceptou os policiais informando que havia uma mulher tentando lhe matar. Em seguida a referida mulher, muito nervosa, foi avistada com uma arma branca tipo peixeira, ameaçando Mirian. Os policiais desta CIPM conseguiram conter a acusada, onde constataram que se tratava de JOSELHA BONFIM, vulgo “Linda”, 40 anos. A acusada juntamente com a peixeira foram encaminhadas a Delegacia de Polícia Civil, nesta cidade, onde foi registrada a ocorrência policial.
54ª Companhia em Campo Formoso

Barragem do Aipim atinge um crescimento de água superior a 5 metros na tarde desta terça (23)


























Redação
Desde a última quarta-feira (17) quando o município de Campo Formoso e região, foi alcançado por fortes chuvas, a esperança voltou a brilhar no olho do campo-formosense  que vinha sofrendo a meses com a pior das estiagens dos últimos 30 anos.
A barragem do Aipim, localizada no município de Antônio Gonçalves, também responsável por abastecer os municípios de Sr do Bonfim e Campo Formoso , durante o período difícil de estiagem, recebeu expressiva quantidade de água.
O CF Noticias vem acompanhando a cada dia o volume de água que chega na barragem do Aipim, e foi constatado que nos últimos dias o volume da água na barragem atingiu 5 metros e 40 centímetros.
Hoje a barragem do Aipim está com 27% de capacidade total de água que significa  o numero de 726 mil metros cúbicos de água. Para que atinja a capacidade total de água é necessário 2.226.000 m3 (dois milhões, duzentos e vinte seis mil metros cúbicos), faltando então 1.500.000 metros cúbicos para a barragem sangra.

Barragem de Pindobaçu já está passando água apelo sangradouro

Na tarde de segunda feira 22/04 a Barragem de Pindobaçu atingiu 100% da capacidade e começou a vazão pelo sangradouro, este fato alegra toda região especialmente a população de Ponto Novo, uma vez que o excedente agora irá se acumular na Barragem desta cidade e irá alimentar o perímetro irrigado desta localidade.
Informações que outros pequenos afluentes do Rio Itapicuru-Açu estariam com uma boa vazão  alegram mais ainda a todos. Agora é esperar que as chuvas ainda que leves, continuem a cair para completar os demais  lagos e barragens da região. O momento é de alegria, mas a situação ainda é crítica no tocante ao abastecimento em várias cidades.
Já a mais de 6 dias de chuva na região outras represas e barragens já se encontrão com mais de 50% com o volume de água, como é o caso da Barragem de Jaguarari e o Açude Sohen em Senhor do Bonfim. As cidades de Jaguarari e Senhor do Bonfim foi onde tiveram o maior volume de chuva na região que chegou atingir 200 mm.
Já a cidade de Campo Formoso e região próxima a barragem do Aipim,(barragem que fornece água para Campo Formoso, António Gonçalves) o volume da chuva chegou próximo a 50 mm, que não foi o suficiente para modificar o quadro critico da barragem, pois a quantidade de água que chega é inferior a quantidade de água que sai para o fornecimento de água nas cidades. Mais a vazão dos riachos que desaguam na mesma teve aumento, com isso a esperança é que continue chovendo para que o volume de água da barragem aumente nos próximos dias.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) suspendeu o racionamento de água em 42 cidades do Estado da Bahia. As chuvas que caíram em alguns municípios situados na faixa litorânea, de norte a sul do estado, desde a quinta-feira (18) da semana passada, apresentaram índices pluviométricos entre 10 e 65 milímetros de chuva. Outros municípios que também receberam chuvas, chegaram a recuperar parcialmente o nível de alguns mananciais utilizados para abastecimento humano. Agora, 53 municípios ainda enfrentam racionamento na distribuição de água tratada.
.
E2SNOTICIAS.COM

terça-feira, 23 de abril de 2013

Instituto Baiano do Câncer é lançado e amplia consultas em Salvador

Foi inaugurado na noite da segunda-feira (22), em Salvador, o Instituto Baiano do Câncer. A unidade tem cinco andares e consultórios de oncologia clínica e cirurgia ontológica, radioterapia, unidade de quimioterapia e sala de procedimentos e vai funcionar no Hospital Santa Izabel, no bairro de Nazaré.
Com o instituto vai ser possível concentrar em um mesmo local as principais fases da assistência especializada e interdisciplinar aos pacientes com câncer. A unidade possui centro de radioterapia com parque tecnológico completo, o que permite dar assistência integral aos pacientes. Com a inauguração do instituto, o Hospital Santa Izabel vai aumentar o atendimento aos pacientes do SUS de 650 consultas mensais para 850.

Docentes das universidades estaduais da BA param atividades

Os alunos das universidades estaduais baianas estão sem aula nesta terça-feira (23). Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) estão com as atividades paralisadas por 24 horas. Segundo a diretoria da Associação dos Docentes da Uneb (ADUNEB), a ação é um protesto contra o descaso do governo em negociar a pauta de reivindicações da categoria, fato que se arrasta desde outubro de 2012.
A paralisação também ocorre no mesmo dia em que representantes do Movimento Docente participam de uma rodada de negociação com o executivo, segundo Zózina Almeida, diretora da ADUNEB e coordenadora do Fórum das Associações Docentes (ADs). O encontro está marcado para as 9h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Entre as reivindicações estão a incorporação em 2013 dos 24% restante das CET- Condições Especiais de Trabalho, revogação da lei 7176/97, que passa 7% da receita líquida de impostos (RLI) para as Universidades Estaduais, além do pedido de reajuste salarial de 28%, valor que elevaria a remuneração ao mesmo patamar dos professores das Universidades Estaduais do Ceará, os melhores salários do Nordeste, segundo Zózina Almeida.
Ainda de acordo com a diretora da UDUNEB, o indicativo de greve, que ainda não  tem data para ocorrer, foi aprovado em Assembleia Geral dos docentes, realizada no Campus I da Universidade, no dia 18 de abril.

Prefeito de Itacaré é internado; mulher diz que médicos suspeitam de dengue

O prefeito da cidade de Itacaré, na região sul da Bahia, Jarbas Barros, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Bahia, em Salvador, com suspeita de dengue hemorrágica. Segundo informações da esposa do prefeito, Cecílica Barros, ele já fez cinco exames, mas a confirmação do quadro só sairá com 15 dias.
Ainda de acordo com Cecília, o prefeito passou mal na quinta-feira (18), chegou a ser levado ao hospital no dia seguinte pela manhã, mas foi liberado à tarde. A internação só ocorreu no sábado (20) e com o agravamento do quadro, no domingo (21), ele foi transferido para a UTI.
De acordo com o último boletim médico divulgado pelo hospital na manhã desta terça-feira (23), o estado de saúde do prefeito é de melhora gradativa. A previsão é que ele seja transferido para um dos quartos da unidade na tarde desta terça.
Dengue hemorrágica
A dengue hemorrágica é considerada uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Neste tipo de endemia, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), até 15 de abril de 2013 foram confirmados 35 casos do tipo grave da doença na Bahia. Ao todo, foram mais de 33 mil casos de todos os tipos de dengue no estado.

Corpo de escritora e folclorista Zilda Paim é enterrado em Santo Amaro

O corpo da escritora e folclorista Zilda Paim foi enterrado na manhã desta terça-feira (23), em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano. Ela morreu na segunda-feira (22), após quase um mês internada no Hopsital Português, em Salvador. A escritora baiana, segundo a família, teve falência dos múltiplos órgãos aos 93 anos.
Ainda de acordo com a família, Zilda Paim foi internada no dia 23 de março após uma crise de insuficiência renal e respiratória. O problema se agravou nos últimos dias e a escritora não resistiu.
Zilda Paim é autora de livros como "Isto É Santo Amaro" e "Relicário Popular", que contam sobre a história, a política, os personagens e as manifestações culturais do Recôncavo Baiano.
O presidente da Academia de Letras da Bahia, Aranis Ribeiro Costa, lamentou a morte dela. "Zilda passou a vida dedicada a pesquisar a história de Santo Amato. Foi uma grande incentivadora cultural do folclore, do maculelê. Tinha um grande amor pela cidade. Morre, realmente, um valiosíssimo acervo de conhecimento sobre a história e o povo de Santo Amaro", afirmou, em entrevista ao G1.

Homem é preso suspeito de roubar 10 ônibus em 15 dias, aponta polícia

Um homem foi preso sob suspeita de roubar 10 ônibus em 15 dias na cidade de Alagoinhas, a 108 km de Salvador, nesta terça-feira (23), de acordo com a polícia. Os crimes teriam ocorrido na região do Jardim Petrolar, bairro da cidade. A prisão foi feita pela equipe da 2ª Coordenadoria Regional da Polícia do Interior.
O suspeito, informou a polícia, estava escondido em um imóvel abandonado localizado na Rua Santa Barbára. Ele foi identificado após um trabalho de levantamento das característica junto às testemunhas e pelo método aplicado nos crimes. De acordo com a polícia, com base no relato de testemunhas, ele costumava abordar o cobrador com uma faca.
No local da prisão, também foram encontrados 13 pedras de crack. Ele foi levado à delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, onde foi autuado por roubo qualificado e tráfico de drogas, de acordo com a Polícia Civil.

Professores estaduais e municipais aderem à paralisação nacional na BA

Bahiaparam por três dias a partir desta terça-feira (23), em adesão à paralisação nacional chamado de Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). As aulas só devem retornar na sexta-feira (26).
Os professores das redes estadual e municipais da Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB), o movimento nacional pede o cumprimento do piso salarial nacional para os professores, que tramita no senado federal, e o cumprimento da lei do piso salarial, que hoje é de R$ 1.567 para professores de nível médio e carga horária de 40 horas semanais.
De acordo com Rui Oliveira, presidente do sindicato, na rede estadual, o professor de nível médio recebe subsídio de R$ 1.569, o que não seria configurado como um salário base. Segundo ele, a categoria estadual adere à paralisação para pedir a mudança no contra-cheque dos servidores.
No entanto, segundo a Secretaria de Educação do Estado, o salário base do professor de ensino médio é de R$ 1.659,94, que somados a mais 31,18% de regência, chega a R$ 2.177,50. Por meio de assessoria, o governo informou que o cargo de professor de ensino médio deve ser extinto nos próximos anos e que, atualmente, 1.728 docentes cursam graduação no estado. A rede estadual tem 5.855 professores
No caso dos estudantes de escolas muncipais da capital, a Secretaria de Educação informou que o professor com graduação recebe o salário base de R$ 1.940,88, valor que pode chegar ao base de R$ 3.860,34 para os professores com doutorado.
Segundo o sindicato, a categoria municipal adere à paralisação em pedido a melhorias na infra-estrutura das escolas da rede, assim como um aumento de 10% no reajuste previsto para maio e a retirada da rede municipal do programa Alpha e Beto, projeto educacional que tem sido contestado pela categoria desde a assinatura pelo prefeito ACM Neto, em março.
Na ocasião, os professores chegaram a afirmar que parte dos livros do projeto tinham conteúdos considerados preconceituosos. Em contrapartida, o secretário de educação, João Carlos Bacelar, disse que a secretaria estava disponívle para dialogar com os docentes e, se necessário, remover o conteúdo acusado como preconceituoso.

Salvador terá viaduto de ligação entre BR-324 e Av. Luís Eduardo Magalhães

O governador Jaques Wagner assinou nesta terça-feira (23), em Salvador, a ordem de serviço do viaduto que vai ligar a BR-324 à Avenida Luís Eduardo Magalhães, no bairro do Retiro, nos dois sentidos.
O prefeito ACM Neto também participou do evento. O início da obra deve ser de imediato. O custo é R$ 7 milhões. A previsão é de que a obra seja concluída em seis meses. A expectativa do governo é que com o novo viaduto, o fluxo de veículos na região do Iguatemi seja reduzido.
Também está prevista a construção de ligações com o terminal de integração de ônibus do Retiro, além de outras medidas.
Na semana passada, Jaques Wagner assinou outra ordem de serviço para início de obras de construção de viadutos na região do Imbuí e Avenida Paralela. A previsão de entrega dessas novas vias, que devem diminuir o fluxo de carros na Paralela, é de dez meses.