Acordo foi feito entre governador Jaques Wagner e prefeito ACM Neto. Sistema alimentador irá fazer o transporte das pessoas para o metrô.
A Linha 1 do metrô de Salvador
será administrada pelo governo da Bahia. O acordo foi firmado em
reunião realizada na manhã desta sexta-feira (5), entre o governador
Jaques Wagner e o prefeito ACM Neto, no Centro Administrativo da Bahia.
Segundo a Secretaria de Comunicação do governo, a tarifa de integração
entre o metrô e o sistema de ônibus, que será de R$ 1,10, era o
principal ponto de discussão entre estado e prefeitura. Um sistema de
alimentação irá fazer o transporte das pessoas para o metrô. A Linha 1
liga a Estação da Lapa-Estação Acesso Norte e Rótula do Abacaxi.
No encontro desta sexta-feira também ficou estabelecido que a Estação
Pirajá será administrada pelo governo estadual, enquanto que a Estação
da Lapa ficará sob responsabilidade da prefeitura. "Com o prefeito ACM
Neto nós chegamos em um denominador comum sobre as questões que estavam
pendentes. A questão da tarifa/integração a questão dos terminais, no
caso Lapa e Pirajá. Lapa fica com prefeitura e Pirajá com estação metrô.
Toda a cobrança, a questão da administração é só governo", afirmou o
governo após a reunião.
Segundo o prefeito ACM Neto, o trem do Subúrbio também será
administrado pelo governo da Bahia. "Estamos transferindo para o estado
não apenas a responsabilidade pela operação, mas também está passando o
trem do subúrbio. A verdade é que a prefeitura está transferindo a CTS
[Companhia de Transporte de Salvador], que é a empresa que tem a
propriedade do trem do suburbio e do metrô para o estado. Todo sistema
público sobre trilhos será administrado pelo estado", disse.
Para ACM Neto, mesmo com a transferência governo e prefeitura terão que
trabalhar em conjunto para melhorar o sistema de transporte na capital
baiana. "Vai ser necessário a integração e essa integração terá o
trabalho conjunto da prefeitura com o governo do estado, porque boa
parte dos passageiros do metrô também andarão de ônibus. Então nós vamos
ter que fazer dois sistemas que se comuniquem, que se complementem e
possam dar mais qualidade ao transporte público".
Em relação ao prazo de operação do metrô, o governador prefere ainda
não definir uma data." Não me pergunte de prazos. Prazos não posso falar
por enquanto porque batido o martelo, segunda-feira (8) a gente bota
isso no papel na forma de um acordo. Existem coisas que ainda vão para a
Assembleia Legislativa, para a Câmara de Vereadores. Todas elas são de
rápida resolução, mas a partir de segunda-feira o processo já passa o
comando para o estado".
Impasse
No dia 21 de março, uma audiência pública para discutir o metrô de Salvador foi realizada no Centro de Cultura da Câmara Municipal. No encontro, que foi marcado por tumulto, governo e município não chegam a um acordo a respeito da integração entre ônibus e metrô.
No dia 21 de março, uma audiência pública para discutir o metrô de Salvador foi realizada no Centro de Cultura da Câmara Municipal. No encontro, que foi marcado por tumulto, governo e município não chegam a um acordo a respeito da integração entre ônibus e metrô.
A reunião contou com a presença de vereadores e líderes comunitários de
vários bairros de Salvador, que assistiram apresentações de
representantes do estado e da prefeitura.
O governo da Bahia defende um sistema alimentador, formado por ônibus
especiais, que levaria o passageiro para as estações do metrô e, de lá,
para os bairros, desde que a distância máxima não ultrapasse um raio de
cinco quilômetros. O preço da tarifa desses ônibus especiais estaria
incluso na tarifa do metrô. "O governo do estado está oferecendo um
sistema em que o metrô tem também um ônibus gratuito, a partir da
estação [de metrô], para transportar o passageiro pagando apenas a
passagem do metrô", explicou na ocasião o chefe da Casa Civil da Bahia,
Rui Costa. Ele aponta que o estado investirá R$4,3 bilhões e subsidiará
parte da tarifa do metrô.
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