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sexta-feira, 5 de abril de 2013

Após impasse, Governo do Estado vai assumir metrô de Salvador


Acordo foi feito entre governador Jaques Wagner e prefeito ACM Neto. Sistema alimentador irá fazer o transporte das pessoas para o metrô.
A Linha 1 do metrô de Salvador será administrada pelo governo da Bahia. O acordo foi firmado em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (5), entre o governador Jaques Wagner e o prefeito ACM Neto, no Centro Administrativo da Bahia.
Segundo a Secretaria de Comunicação do governo, a tarifa de integração entre o metrô e o sistema de ônibus, que será de R$ 1,10, era o principal ponto de discussão entre estado e prefeitura. Um sistema de alimentação irá fazer o transporte das pessoas para o metrô. A Linha 1 liga a Estação da Lapa-Estação Acesso Norte e Rótula do Abacaxi.
No encontro desta sexta-feira também ficou estabelecido que a Estação Pirajá será administrada pelo governo estadual, enquanto que a Estação da Lapa ficará sob responsabilidade da prefeitura. "Com o prefeito ACM Neto nós chegamos em um denominador comum sobre as questões que estavam pendentes. A questão da tarifa/integração a questão dos terminais, no caso Lapa e Pirajá. Lapa fica com prefeitura e Pirajá com estação metrô. Toda a cobrança, a questão da administração é só governo", afirmou o governo após a reunião.
Segundo o prefeito ACM Neto, o trem do Subúrbio também será administrado pelo governo da Bahia. "Estamos transferindo para o estado não apenas a responsabilidade pela operação, mas também está passando o trem do subúrbio. A verdade é que a prefeitura está transferindo a CTS [Companhia de Transporte de Salvador], que é a empresa que tem a propriedade do trem do suburbio e do metrô para o estado. Todo sistema público sobre trilhos será administrado pelo estado", disse.
Para ACM Neto, mesmo com a transferência governo e prefeitura terão que trabalhar em conjunto para melhorar o sistema de transporte na capital baiana. "Vai ser necessário a integração e essa integração terá o trabalho conjunto da prefeitura com o governo do estado, porque boa parte dos passageiros do metrô também andarão de ônibus. Então nós vamos ter que fazer dois sistemas que se comuniquem, que se complementem e possam dar mais qualidade ao transporte público".
Em relação ao prazo de operação do metrô, o governador prefere ainda não definir uma data." Não me pergunte de prazos. Prazos não posso falar por enquanto porque batido o martelo, segunda-feira (8) a gente bota isso no papel na forma de um acordo. Existem coisas que ainda vão para a Assembleia Legislativa, para a Câmara de Vereadores. Todas elas são de rápida resolução, mas a partir de segunda-feira o processo já passa o comando para o estado".
Impasse
No dia 21 de março, uma audiência pública para discutir o metrô de Salvador foi realizada no Centro de Cultura da Câmara Municipal. No encontro, que foi marcado por tumulto, governo e município não chegam a um acordo a respeito da integração entre ônibus e metrô.
A reunião contou com a presença de vereadores e líderes comunitários de vários bairros de Salvador, que assistiram apresentações de representantes do estado e da prefeitura.
O governo da Bahia defende um sistema alimentador, formado por ônibus especiais, que levaria o passageiro para as estações do metrô e, de lá, para os bairros, desde que a distância máxima não ultrapasse um raio de cinco quilômetros. O preço da tarifa desses ônibus especiais estaria incluso na tarifa do metrô. "O governo do estado está oferecendo um sistema em que o metrô tem também um ônibus gratuito, a partir da estação [de metrô], para transportar o passageiro pagando apenas a passagem do metrô", explicou na ocasião o chefe da Casa Civil da Bahia, Rui Costa. Ele aponta que o estado investirá  R$4,3 bilhões e subsidiará parte da tarifa do metrô.

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