Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de abril de 2013

Chuvas atingem pontos da BA, mas seca deve ser mantida, indica Inmet



Mesmo com as chuvas que têm caído em parte do estado, o problema da seca na Bahia, que já dura mais de quatro meses, deve continuar, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), obtidas nesta segunda-feira (1°);
Enxurrada na Bahia (Foto: Bento Ribeiro/ São
Timóteo em Foco)
Na sexta-feira (29), um riacho transbordou na região de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste. Segundo a prefeitura municipal, as águas da barragem da comunidade Pau-Ferro atingiram os povoados do Mucambo e de São Timóteo. Não há registro de moradores desabrigados.


Segundo a meteorologista Marinês Cardoso, os registros de chuvas no estado ainda são considerados "pontuais". "Na região sudoeste, por exemplo, o prazo de chuvas está previsto para terminar no final de abril. Há chuvas pontuais, mas não temos no satélite previsão de chuvas suficientes para amenizar o problema da seca", aponta.
Conforme explica a especialista, os índices pluviométricos estão abaixo da meta trimestral na maior parte do estado, principalmente nas regiões do semi-árido, do oeste e do sudoeste.
"A chuva agora vem para o litoral, como já podemos ver em Salvador. No litoral, sim, pode ser que tenhamos chuvas consideráveis. Além disso, o sul do estado também é uma região onde as chuvas podem ser em quantidade considerada alta, mas isso ainda não temos como precisar porque o período de chuvas dessas regiões está apenas começando", explica Marinês Cardoso. A expectativa é que as chuvas, ao fim de abril, retornem somente a partir do mês de outubro.
Uum levantamendo da Defesa Civil do estado aponta que, no período de seca compreendido entre 2012-2013, foram investidos mais de R$ 3 bilhões em medidas de combate à situação na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário